Como converter vídeos do seu computador para whatsapp

Nesta dica, ensinarei como converter vídeos do computador para o Whatsapp. Muitas vezes temos vídeos em nosso computador e queremos compartilhá-los com os amigos do Whatsapp, encontramos uma grande dificuldade em enviá-los, devido ao tamanho ou formato dos vídeos, que geralmente passam o limite estipulado pelo Whatsapp.

O mensageiro, por exemplo possui uma limitação no tamanho do arquivo, onde o usuário pode enviar arquivos de vídeo, de no máximo 16 MB. Porém, podemos resolver esse problema instalando programas no PC que fazem a conversão de vídeos para o formato mobile. Utilizar esses programas é algo bastante interessante, pois além de preparar o vídeo para ser compartilhado nos mais diversos softwares e dispositivos, podemos também diminuir o tamanho ocupado por esses vídeos no PC, smartphone ou tablet.

Neste artigo demonstraremos o processo de conversão para o Whatsapp através de dois programas que são o FormatFactory e o Vídeo to Vídeo Converter, estes possuem inúmeras funcionalidades, que abordaremos nesse artigo.

Por exemplo, o vídeo abaixo possui 239 MB, sendo assim fica impossível, enviá-lo por Whatsapp, vamos compactar o vídeo para que o mesmo possa ser enviado.

Como converter vídeos do seu computador para whatsapp

Como converter vídeos para o Whatsapp com Format Factory

Passo 1: Baixe e instale o FormatFactory, um programa feito para  a conversão de vídeos, imagens, áudio e etc. Logo após a instalação do mesmo, abra o programa e clique em Dispositivos Móveis. Existem vários formatos de conversão, porém o que se encaixa melhor em nossas necessidades é o primeiro: MP4 320×240 MPEG4. Selecione este formato e clique em OK.

Como converter vídeos para o Whatsapp com Format Factory

Passo 2: Clique em Adicionar arquivo, escolha o vídeo desejado para fazer a conversão e clique em abrir para adicionar o arquivo de vídeo, na sequência pasta de destino escolha, o local onde arquivo convertido será salvo.

Como converter vídeos para o Whatsapp com Format Factory

Passo 3: Feito isso, clique em OK. Logo após clique em iniciar.
Como converter vídeos para o Whatsapp com Format Factory

Espere para que a conversão seja concluída com sucesso. Após a conversão ser feita, acesse a pasta onde o vídeo convertido foi salvo, em seguida, verifique nas propriedades do arquivo o tamanho do vídeo. O meu vídeo depois de convertido ficou com 10 MB,  lembrando que anteriormente ele tinha 239 MB, agora sim, depois de ter feito a conversão e reduzido o tamanho do vídeo posso enviá-lo  para todos os meus contatos do Whatsapp.

Como converter vídeos para o Whatsapp com Format Factory

Gostou? Calma aí que não acabou, vamos agora demonstrar com o Vídeo to Vídeo esse processo.

Como converter vídeos com o Vídeo to Vídeo Converter

O vídeo to Vídeo Converter é um programa de conversão de vídeos bem interessante, pois você pode utilizá-lo para diversas funcionalidades e não só compactar vídeos, podemos utilizá-lo, para alterar o formato de um vídeo, unir arquivos de vídeo e áudio, dividir vídeo, gravar vídeos em DVD, transformar imagens em vídeos e inúmeras funcionalidades relacionadas a vídeos bem interessantes.

Você verá também através deste software, como converter vídeos para Whatsapp e deixá-los compactos. Não existe uma fórmula mágica, existem opções que bem ajustadas tornam o seu vídeo mais leve e não perde qualidade, essas opções deverão ser alteradas de acordo com cada vídeo, existem vídeos grandes que você precisará reduzir bastante a resolução para que estes possam ser enviados, já em vídeos menores, essa opção não é necessária ser alterada dessa forma.

Vamos direto ao assunto, veja nos passos o procedimento correto para realizar a conversão de vídeos para Whatsapp.

Passo 1: Baixe e instale Vídeo to Vídeo Converter. Após a instalação do programa, adicione o arquivo que deseja converter, clique no botão Adicionar Vídeo. Em seguida, procure pelo vídeo que deseja converter.

Como converter vídeos com o Vídeo to Vídeo Converter

Escolhendo o formato do vídeo

Passo 2: Ao escolher o arquivo de vídeo, será aberto uma nova tela, pedindo que você escolha o formato de saída, você pode escolher formatos de vídeo variados e poderá utilizar formatos específicos para determinados smartphones.

Converter vídeos para formato Whatsapp

Por exemplo, clicando na aba Android, você terá diversos modelos de smartphones, onde você pode converter o vídeo diretamente para aquele modelo, mas isso não garante que ele estará adaptado para o Whatsapp.

Converter vídeos para formato Whatsapp

Para compactar o vídeo é necessário alterar 3 opções principais, “Tamanho do vídeo”, “Taxa de bits de áudio” e “Qualidade”. Ajustando essas opções você conseguirá chegar ao tamanho de vídeo que deseja.

Definindo o melhor formato de vídeo para Whatsapp

Passo 3: Neste exemplo vou escolher o formato MP4, que é um formato aceito pela grande maioria dos dispositivos, Além de ser um formato mais compacto. No painel à direita podemos realizar as alterações para o vídeo ficar no formato para Whatsapp. O meu vídeo escolhido possui 94 MB, vou alterar o tamanho, taxa de bits de áudio e qualidade.

Melhor formato de vídeo para Whatsapp

Melhor formato de vídeo para Whatsapp

Passo 4: Após ajustar essas opções, clique em OK. É importante enfatizar que dependendo do vídeo que você está utilizando, pode ser necessário alterar as opções com valores diferentes. Agora é só iniciar a conversão, clique no botão converter.

Formato de vídeo MP4 para Whatsapp

Conferindo se o vídeo do Whatsapp não ultrapassou o limite de tamanho máximo de 16 MB

Passo 5: Seu vídeo será convertido e você verá a diferença no tamanho, o meu foi convertido e ficou com um tamanho de 6,48 MB, uma redução grande, caso não tenha chegado ao tamanho desejado, altere as opções. Para verificar o arquivo, é só conferir o caminho de saída.

Tamanho máximo de 16 MB no Whatsapp

Como enviar vídeos pelo Whatsapp

Até agora você aprendeu como compactar e converter o vídeo, ou seja, prepará-lo para o envio no Whatsapp, agora chegou o grande momento, enviar seu vídeo pelo Whatsapp. Para enviar o vídeo vamos utilizar o Whatsapp Desktop, que ó app oficial do mensageiro para ser utilizado no PC, MAC. Se você ainda não sabe como utilizar o Whatsapp no PC, fizemos uma dica de como baixar e utilizar a versão Desktop, basta seguir os passos.

Na versão Desktop, basta clicar em anexos, e em seguida, na opção fotos e vídeos. Escolha o vídeo que converteu e pronto!

Enviar vídeo pelo Whatsapp

Agora está completo, você converteu, compactou e enviou seu vídeo pelo Whatsapp!

Como apagar o histórico de chamadas no Whatsapp
Compartilhe suas músicas do Spotify pelo Facebook Messenger
Gostou deste artigo? Compartilhe.

Deixe seu comentário!