Como evitar vírus de links no Whatsapp

Nesta dica aprenderemos como evitar vírus de links no Whatsapp. Com o avanço do número de usuários do Whatsapp, é cada vez mais comum ouvir sobre ataques e fraudes no mensageiro, assim como acontece com Android, o Whatsapp tem sido cada vez mais vítima de ataques hackers, spam e malwares de diversos tipos.

Os usuários devem ficar atentos para comportamentos estranhos no chat, são cuidados parecidos com os que devemos ter no e-mail, no celular e por assim vai, a maneira mais eficiente prevenir esses tipos ameaças, é sempre o usuário ter consciência da importância do seu papel nessas situações.

Como não pegar vírus através de links no Whatsapp?

Como falamos anteriormente o objetivo é evitar que o celular seja infectado por vírus, portanto veja algumas dicas que ajudarão nesse processo, além disso, os recursos demonstrados são aplicáveis a qualquer sistema operacional, seja Android, IOS ou Windows Phone. Tenha cuidado para as seguintes situações.

Links no Whatsapp com promoções e descontos estranhos

Muitos usuários têm recebido promoções e ofertas com descontos absurdos. As promoções são tão loucas que muitas pessoas ficam desconfiadas, mas acabam clicando, pois a curiosidade é maior rs.

Existem várias fraudes dessas, como vale-presente do Boticário, Iphone com desconto de mais de 80%. É sempre importante desconfiar de promoções muito tentadoras, a recomendação é sempre não clicar, busque sempre as informações no site oficial do anunciante e em fontes confiáveis.

Links no Whatsapp com formulários de promoções

Se você recebeu algum link que remete para algum formulário, solicitando que você preencha o mesmo para ganhar algum prêmio, não clique. Dificilmente empresas enviam promoções ou cupons pelo Whatsapp.

Ao preencher os formulários com seus dados como CPF, RG e outros, você pode estar correndo um risco muito grande e inclusive com prejuízos financeiros, então como falamos anteriormente, se ficou na dúvida, investigue primeiro no site oficial da empresa, é bem provável que nessa pesquisa você detecte que existem muitas pessoas vítimas de uma fraude que você ficou bem perto de cair também.

Links no Whatsapp com novas versões do Whatsapp

Esse é um dos golpes mais antigos do Whatsapp e mais fácil das pessoas caírem. Nesses links o Hacker promete inúmeros novos recursos que ainda não foram implementados pelo Whatsapp. Esses links geralmente levam aos usuários a baixarem um suposto APK do mensageiro, que geralmente está infectado.

É sempre importante enfatizar que o Whatsapp é sempre atualizado automaticamente, ou diretamente pela loja do sistema operacional, ou seja, na Google Play Store, App store ou Windows Store. Sendo assim, não clique em links que solicitam a atualizam Whatsapp.

Links recebido de contatos sem muitas explicações

Quem nunca recebeu um e-mail estranho de um amigo? Pois é, acredito que em algum momento você deve ter recebido algum e-mail de um contato, onde o conteúdo do e-mail parece estranho, um pouco frio, padronizado, com certeza você já deve ter desconfiado e não clicou no link ou baixou o anexo desse e-mail, essa desconfiança você deve ter também no Whatsapp.

As vezes acontece de receber um link de uma pessoa que você tem pouco contato, pedindo para acessar o endereço Web, desconfie sempre. É bem provável que a pessoa te enviou o link, esteja com o telefone dela infectado e nem sabe que te enviou esse link.

O Objetivo é espalhar cada vez mais o Malware e usar os aparelhos infectados para ajudar nessa propagação, essa técnica é bem antiga e sempre utilizada para spam vírus por e-mail.

Downloads duvidosos

Os Hackers sempre observam o dia dos usuários e aquilo que a grande maioria dos usuários costumam executar no Whatsapp e atacam exatamente nos pontos mais comuns, para que a disseminação do Malware seja maior.

É bem comum compartilhar fotos, áudios e até documentos, observe sempre o formato do documento que está sendo enviado, caso observe algo diferente no arquivo que foi enviado, não abra. Pode ser um algum APK infectado que contaminará o seu telefone, a maneira mais segura de baixar qualquer aplicativo é usando a loja do sistema, como citamos anteriormente.

Cliquei no link no Whatsapp e peguei o vírus, o que faço?

Ás dicas acima são para evitar a contaminação por vírus e como podem perceber abordam mais a navegação segura do usuário do que uma ferramenta que resolva esse problema, portanto se mesmo com todas essas dicas, você acabou infectado com vírus, seja pelas situações acima citadas ou por outras, recomendo que você veja o artigo Como remover vírus do celular Android.

Focamos no Android nesse momento, pois é o sistema operacional com o maior número de ameaças, diferentemente do IOS e do Windows Phone, que raramente são infectados por malwares.

Como evitar vírus de links no Whatsapp
5 (100%) 2 votes
Gostou deste artigo? Compartilhe.