Como proteger o Whatsapp com Verificação de Duas Etapas

Você já deve ter ouvido falar de alguém que teve o Whatsapp clonado ou mesmo invadido (isso pode ser evitado usando a verificação de duas etapas). Os criminosos estão utilizando a tecnologia para dar golpes e você não está livre de cair em um deles. Alguns desses golpes são bem simples de se evitar uma vez que o golpista utiliza a inocência do usuário enviando links esperando que o mesmo clique e acesse uma página falsa. Um dos golpes mais famosos recentemente divulgados é o da CNH gratuita, os golpistas criaram uma isca para atrair usuários interessados na “CNH social”, esse golpe atingiu pelo menos 270 mil pessoas segundo a DFNDR Lab uma empresa de segurança. A vítima é levada a efetuar um cadastro em uma página falsa informando dados pessoais e depois compartilhar isso com dez amigos.

Existe um novo golpe bem mais elaborados onde o golpista se utiliza de uma estrutura de equipamentos e funcionários das operadoras telefônicas para clonar o seu número do celular. Eles redirecionam temporariamente o seu número de celular para um chip clonado em poder dos criminosos, é nesse momento que ele baixa e instala o Whatsapp em um novo aparelho. Só existe uma forma do criminoso ter acesso ao seu Whatsapp, no momento em que você instala o app você recebe uma mensagem de texto confirmando a instalação naquele número de telefone que foi solicitado, como ele redirecionou o seu número de telefone para o chip clonado que está em poder dele o mesmo consegue confirmar que também “é dono” daquele número.

Então ele recebe a mensagem de texto de confirmação do Whatsapp e confirma no app. Pronto, o seu Whatsapp também foi clonado, todas as novas mensagens serão direcionadas para o aparelho em mãos do criminoso. Com tudo isso em mãos vem o momento dele se aproveitar da situação. A partir desse momento ele tem acesso aos contatos e dados juntamente com históricos de conversas. Imagine o que ele pode fazer com tudo isso? Se passando por você ele faz contato com seus amigos, namorada, marido, pai, irmãos ou outra pessoa pedindo para transferir um dinheiro para resolver alguma situação emergencial, ou mesmo dizer que foi sequestrado e que precisa de um valor para liberação. Como o número do seu telefone celular com o chip oficial estão bloqueados temporariamente ao tentar ligar para você não terão sucesso. É aí que o golpe se concretiza e algum conhecido seu perde um dinheiro.

Uma outra possibilidade do golpe é o criminoso em posse dos históricos de mensagens, vídeos, fotos que você recebeu querer fazer algum tipo de chantagem envolvendo também a obtenção de dinheiro em troca da não divulgação das informações.

Algumas pessoas podem achar que essa informação é uma farsa, realmente está cheio de farsas na internet falando sobre Whatsapp. O portal E-farsas fala um pouco sobre clone de whatsapp, uma das farsas que mais acontecem na internet são pessoas falando que podem clonar o whatsapp apenas com número do celular. Isso sim é uma farsa, algumas pessoas interessadas em saber o que marido ou esposa estão fazendo no Whatsapp contratam esses serviços, pagam antecipado pelo acesso ao Whatsapp que não acontece, na maioria das vezes o golpista some do mapa. Neste artigo falamos um pouco sobre como clonar uma conta de whatsapp, desde que você tenha permissão e acesso ao celular que deve ser clonado. Nesse artigo não temos a intenção de invadir ou hackear a conta de ninguém.

O que fazer para se proteger de golpes

Uma das formas de se proteger é implementando o recurso de Verificação em Duas Etapas no Whatsapp. Este recurso que foi implementado no Whatsapp serve para basicamente colocar um código de segurança na sua conta para que ao efetuar novas instalações a mesma seja solicitada, ou seja, se você não sabe a senha não consegue acessar a sua conta, mesmo que você tenha acesso ao seu número de celular ou um chip clonado. Também é possível colocar um email de recuperação pois imagine que se você esquecer essa senha não teria mais acesso a sua própria conta do Whatsapp.

Esse recurso é nativo do Whatsapp e por isso não será necessário instalar nenhum outro app a parte. Para isso basta você ativar o recurso, informar a senha e de preferência acrescentar o seu email para não perder o acesso caso esqueça a senha.

Como ativar a verificação em duas etapas

Passo 1: O primeiro passo com o aplicativo aberto é pressionar no canto superior direito os “três pontinhos” e depois em Configurações. Depois busque pela opção Conta e depois aperte na opção Verificação em Duas Etapas.

Passo 2: Ao entrar nesta tela você precisa Ativar o recurso. Neste momento você precisa inserir uma senha de seis dígitos. Será necessário confirmar o PIN digitado. Você não pode esquecer esse PIN, o Whatsapp indica que você informe um email para redefinir a sua senha caso você esqueça. Você até pode pular essa etapa mas é extremamente recomendado que NÃO FAÇA isso. Informe o seu melhor email, aquele que você sempre acessa.

Pronto, a partir deste momento a segurança está ativada na sua conta do Whatsapp. Em uma futura instalação de Whatsapp no momento da instalação será necessário informar o PIN digitado na etapa anterior. Sem esse PIN você não consegue confirmar o número do celular e vai ter algumas restrições de uso do aplicativo.

Como proteger o Whatsapp com Verificação de Duas Etapas

Como proteger o Whatsapp com Verificação de Duas Etapas

Como proteger o Whatsapp com Verificação de Duas Etapas

Como proteger o Whatsapp com Verificação de Duas Etapas

Fotos: Reprodução/Barbara Mannara TechTudo

Como desativar a Verificação em Duas Etapas ou alterar o PIN / email fornecido

A desativação do recurso é bem simplificada, você precisa entrar na configuração e apertar o botão de desativação. Da mesma forma caso queira alterar o PIN de verificação ou mesmo trocar o email de recuperação você também deve entrar na área de configuração e depois em Verificação de Duas Etapas.

Passo 1: O primeiro passo com o aplicativo aberto é pressionar no canto superior direito os “três pontinhos” e depois em Configurações. Depois busque pela opção Conta e depois aperte na opção Verificação em Duas Etapas. Neste local você desativa, ou altera PIN e email.

Problemas ao esquecer a Senha de Verificação

Quando você faz uma instalação nova no aparelho e não fornece essa senha pode ter problemas com restrições e até perda de conversas, inclusive você pode ter sua conta desativada. Então o recurso que você ativou pode trazer uma segurança a mais para o uso do aplicativo mas pode te trazer problemas caso não utilize uma senha prática ou mesmo não cadastre o email de recuperação. Esquecer de informar um endereço vai impedir de receber um email com a possibilidade de recuperação do código de verificação.

Atenção as Restrições

Reverificação de Número de Telefone. Se você ativou a verificação em duas etapas, não será mais possível reverificar o número de telefone com o app dentro de até 7 dias logo que você usar WhatsApp sem código de acesso.

Não lembra da senha e não informou email. Se você não seguiu a recomendação de informar um email no momento da ativação do recurso e não se recorda da senha pode ter problemas. Você não conseguirá reverificar o número de celular com o WhatsApp dentro de sete dias a partir do último dia em que o WhatsApp foi usado pela última vez.

Mensagens excluídas. Depois de sete dias após a tentativa de reverificação do número do celular você terá a possibilidade de executar uma nova verificação, sem a necessidade de informar o PIN porém as mensagens que estavam pendentes de entrega serão apagadas, ou seja, se você ficou 7 dias aguardando a conta ser recuperada todas as mensagens recebidas durante esse período serão excluídas.

Conta excluída: Se você não tentou fazer a reverificação do número do celular vai ter ainda mais problemas. Depois de 30 dias sua conta será excluída, se fizer uma ativação depois desse período será para uma conta nova, não será possível recuperar os dados anteriores.

Pronto, agora você está com a sua conta de Whatsapp Segura

Muito bem pessoal, como vimos nesse artigo nunca é demais se proteger no mundo digital, as ameaças são reais e você não está livre de ser clonado ou mesmo ser lesado por um golpe. Não permita que você caia em golpes no Whatsapp, se o recurso de duas etapas estiver ativada fica mais difícil de outras pessoas terem acesso aos seus dados, isso aumenta a segurança do seu app. Não esqueça do código de verificação, não deixe de informar um email de email para você recuperar a sua senha caso esqueça.

Como proteger o Whatsapp com Verificação de Duas Etapas
5 (100%) 2 votes
Gostou deste artigo? Compartilhe.