Como ver mensagens apagadas do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais amplamente utilizados, lançou o recurso “Excluir para todos” recentemente, recurso que permite apagar a mensagem que foi enviada recentemente. O ser humano é muito curioso e se recebeu alguma notificação de mensagem logo quer visualizar, em alguns casos as mensagens não tem muita importância mas a curiosidade bate mais alto e logo o usuário quer ler o que chegou. O que acontece é que depois desse novo recurso atualizado no app você pode receber uma mensagem e logo depois ela ser excluída antes de você ler. Tenho certeza de que se você é muito curioso vai ficar incomodado quando lê no seu smartphone “Esta mensagem foi apagada”. Como ver mensagens apagadas do seu Whatsapp?

O fato é que se a mensagem chegou em seu aparelho e depois foi excluída devemos fazer a seguinte pergunta. A mensagem excluída realmente foi excluída do seu aparelho? A resposta é sim, ela foi apagada do histórico de conversa com aquela pessoa que deu o comando, isso não quer dizer que não conseguimos ler essa mensagem em outro local. É possível recuperar ou ver mensagens apagadas. Quando o seu amigo envia a mensagem original para você a mesma é registrada no Controle de Notificações do seu Android, então por mais que a mensagem tenha sido excluída do histórico de mensagens ela não foi excluída do Log do Sistema Operacional. Essa não é uma informação divulgada pelo Whatsapp o Blog Android Jefe afirma que essas mensagens excluídas continuam no registro de notificação do dispositivo e aqui neste artigo demonstramos como ler essas mensagens.

Esse artigo vai te ajudar a recuperar a mensagem que o seu amigo mandou e apagou logo na sequência, se o que você estava procurando era recuperar as mensagens do histórico de conversa que foi excluída acidentalmente você precisa ler esse outro artigo que demonstra como recuperar mensagens excluídas no histórico do Whatsapp acidentalmente. Se o que você quer recuperar são as fotos, vídeos e áudios leia esse outro artigo onde demonstro a recuperação das mídias excluídas acidentalmente do Whatsapp. O interessante é que atualmente todas as mensagens podem ser recuperadas, até quando essa brecha vai existir ainda não sabemos.

Como ver mensagens apagadas do Whatsapp

Como informei acima as mensagens foram excluídas do histórico mas continuam gravadas no seu registro de notificação do sistema Android, então é apenas uma questão de abrir esse registro e ler aquilo que você deseja. O acesso a esse registro pode ser feito de várias maneiras. A maneira mais prática é instalando um app que faz a leitura das notificações armazenadas no Android.

Passo 1: Vamos baixar e instalar o app Notification History, através dele conseguimos visualizar a mensagem, clique aqui para conhecer o app. Entre na Google Play e procure por Notification History, toque no botão instalar e confirme no botão Aceitar. Depois de instalado toque em Abrir. Confirme que este app pode acessar as notificações do seu Android. Aguarde alguns instantes para que o app possa fazer a leitura das notificações do Android.

Como ver mensagens apagadas do WhatsApp

Passo 2: Ao receber uma mensagem e perceber que pode ter sido apagado você terá condições de visualizar a mesma através do Notification History, para isso basta entrar no app e procurar pela notificação que você recebeu. Na lista que é exibida para você será apresentada todas as notificações que você recebeu do Whatsapp e de outros aplicativos que utilização as notificações do Android. Procure pela notificação onde está a conversa que você procura. Toque na linha correta e veja a mensagem que foi enviada para você antes de ser excluída.

Como ver mensagens apagadas do WhatsApp

Passo 3: Se você tentou fazer isso no seu dispositivo e não funcionou é porque você precisa saber de uns detalhes. Esse procedimento só funciona em Android 7 ou superior, equipamentos com sistema operacional abaixo desta versão não conseguem exibir essa mensagem. Você só consegue visualizar a mensagem caso já tenha feito alguma interação com o alerta que apareceu em sua tela, por exemplo, se a notificação na barra de notificação for descartada ou removida ou a notificação flutuante for deslizada, mesmo que a mensagem não tenha sido aberta. Somente os 100 primeiros caracteres serão registrados, mais do que isso a sua mensagem será cortada. A intenção aqui era registrar uma notificação, por isso não verá mais do que isso. Um outro detalhe importante, não deixe passar muito tempo, essas notificações são excluídas conforme novas vão chegando, então se você levar alguns dias pode não encontrar mais a mensagem. Não reinicie o aparelho, caso faça isso o registro também será zerado para dar espaço para novas mensagens. Resumindo, recebeu uma mensagem que foi excluída na sequência? Leia logo antes que não consiga mais.

Utilizando WA Delete for Everyone

Desse artigo é a melhor maneira de se ver mensagens excluídas, perceba logo pelo nome do app. Aqui você consegue ver as mensagens apagadas do Whatsapp de uma forma bem mais prática. O app faz a mesma coisa do anterior, ele monitora o Histórico de Notificação do seu Android e exibe a informação mesmo daquela mensagem que foi excluída. Quando você entra no app ele exibe todas as mensagens como em uma conversa do Whatsapp, inclusive aquela que o remetente apagou. Aqui não tem mistério, você baixa e instala o app, aceita as permissões para acesso as áreas sensíveis de notificação do seu aparelho e pronto.

Passo 1: Primeiro você deve entrar na Play Store e procurar pelo aplicativo WA Delete for Everyone, toque no botão Instalar e aguarde o processo de download e instalação. Ao finalizar o processo toque no botão Abrir, o app trás uma mensagem sobre as limitações que você precisa saber, na sequência ele informa que precisa ter acesso às notificações do Android, você precisa autorizar para funcionar, toque em Ativer Permissão.

Como ver mensagens apagadas do WhatsApp

Passo 2: Pronto, agora o app está monitorando as mensagens, recomendamos que você faça uma configuração extra no app. Toque no botão de configurações, depois disso toque em Tamanho do log de mensagens. Aqui você deve selecionar qual a quantidade de notificações ele deve armazenar. O ideal é que você não armazene muitas mensagens para não lotar o seu dispositivo com coisas desnecessárias. Acredito que se você recebeu a mensagem excluída rapidamente vai querer visualizar o seu conteúdo. Aqui em configurei para 50 mensagens.

Passo 3: Agora você faz o teste. Você vai acessar o seu Whatsapp normalmente, quando encontrar a linha Esta mensagem foi apagada você deve abrir o WA Delete for Everyone. Procure pelo contato da pessoa que te mandou a mensagem. Ao tocar no contato você visualiza as conversas, inclusive aquela que foi excluída.

Como ver mensagens apagadas do WhatsApp

Nesse app é bem mais prático pois as mensagens vem agrupadas por Contato ficando assim mais fácil de você achar o que deseja.

Outras maneiras de como ver mensagens excluídas do WhatsApp

Se você já usa um iniciador avançado, como o Nova Launcher, não é necessário instalar o aplicativo Histórico de Notificação mencionado anteriormente. Você pode encontrar o atalho para o registro de notificações nas opções deste iniciador:

Opção 1: Toque e segure uma área vazia na tela inicial. Depois toque em “Widgets”. Estando nos Widgets toque e segure em “Atividades” e solte quando você pula para a tela inicial. Na lista que aparecerá, selecione a opção “Configurações”. Na sub-lista, toque em “Registro de notificação” para criar o atalho na tela inicial. A partir desse atalho, você pode inserir o histórico das notificações do Android e ver o conteúdo das mensagens excluídas do WhatsApp, conforme indicado no anteriormente.

Opção 2: Nos telefones com sistema Android “puro”, certamente os aplicativos anteriores não serão necessários. Se o Widget “Configurações” na tela inicial é adicionado, a opção “Notificação Log”.

Observações importantes sobre recuperar mensagens excluídas do Whatsapp

Como informei acima se o que foi excluído era uma foto, vídeo ou áudio esse procedimento não irá te ajudar, volte ao início do artigo e abra os outros links onde demonstro procedimentos para resolução desses problemas. Para que esse procedimento funcione as suas notificações do Whatsapp precisam estar ativadas. Por padrão essas notificações são ativadas no momento da instalação do app mas se você em algum momento desativou esse recurso vai precisar habilitar novamente para que funcione. Não esqueça, só conseguimos recuperar essa mensagem excluída pois fomos buscar nas notificações do Android, se não está registrando por lá não teremos condições de visualizar o que foi excluído pois as mensagens foram apagadas do Whatsapp.

Cuidado com gafes ao excluir mensagens enviadas

Como vimos essa possibilidade de recuperação foi descoberta pelos usuários, pode ser que em versões futuras essa lacuna seja fechada, ou seja, você não deveria ver mensagens apagadas para todos, elas deveriam ser realmente apagadas. Se você ainda não sabe não é a primeira vez que especialistas informam que conseguem visualizar históricos do Whatsapp mesmo depois de ser arquivado ou excluído. Como estamos falando de sua privacidade é importante lembrar que dificilmente você está 100% se o seu telefone parar nas mãos de pessoas que sabem o que estão fazendo. Antes de mandar uma mensagem pense bem, não fique muito confiante na possibilidade de excluir a mensagem achando que o receptor não vai ler a mensagem, essa possibilidade de recuperação existe como vimos acima.

Um dos maiores casos de uso do recurso Eliminar para Todos foi quando um usuário envia uma mensagem para o bate-papo errado ou se a mensagem enviada contém um erro. É o último recurso adicionado ao WhatsApp em uma longa lista de recursos introduzidos este ano e é a maior mudança para o aplicativo de bate-papo, pois os tiques azuis também podem enviar recibos.

Como ver mensagens apagadas do WhatsApp
4.8 (95%) 4 votes
Gostou deste artigo? Compartilhe.