Como enviar localização em tempo real pelo Whatsapp

Enviar localização em tempo real pelo Whatsapp pode te ajudar a dar uma informação que muita gente se atrapalha a fazer. Explicar com detalhes para outras pessoas como encontrar com você pode ser uma loucura. Tem gente que não tem a mínima noção de como dar referências sobre nomes de ruas, escolas próximas, estabelecimentos comerciais, direita ou esquerda e várias outras formas de se indicar um local. Ao invés de ficar tentando explicar como te encontrar ou tentando entender o que a pessoa quer passar como referência utilize logo o recurso do Whatsapp que faz o compartilhamento da localização exibindo como referência o mapa do Google.

Como todos já sabemos o Whatsapp possui mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, então dificilmente você não vai ter com quem compartilhar a sua localização. Imagine também que é possível utilizar o recurso de localização do Whatsapp para informar a outra pessoa o trajeto que você está fazendo. Como assim? Uma vez que você compartilha a sua localização em tempo real a pessoa que recebeu o compartilhamento tem condições de acompanhar o seu trajeto ao vivo. Esse recurso é muito útil, imagine a seguinte situação. Você vai fazer uma viagem e sua mãe sempre diz, “quando chegar me liga pra dizer que já chegou bem”, isso também ajuda para aqueles ansiosos que te ligam de 5 em 5 minutos perguntando se já está chegando, rsrsrssr. Para esses 2 casos você poderia compartilhar a sua localização em tempo real e o seu amigo que recebeu o mapa acompanha sabendo onde você se encontra.

Muito bem, vamos para a prática.

Como enviar localização pelo Whatsapp

Passo 1: Estando no Whatsapp entre no contato ou mesmo no Grupo que deseja compartilhar a sua localização. Toque no botão do clips e na sequência toque na opção Localização.

Passo 2: Na tela que se abre você deve tocar na opção Enviar sua localização atual ou mesmo selecionando um dos pontos de referências perto de você. Como o Whatsapp está usando um mapa do google significa que diversos pontos de referência são exibidos próximos de você. Pronto depois de enviar localização pelo Whatsapp o seu contato agora já deve receber o mapa com a sua localização.

Como enviar localização pelo Whatsapp

Como enviar localização em tempo real no Whatsapp

O compartilhamento de localização em tempo real no Whatsapp é bem simples, tão fácil quanto compartilhar a localização apenas, a diferença é que o Whatsapp vai te perguntar por quanto tempo você deseja manter esse compartilhamento com o seu contato.

Passo 1: Estando no Whatsapp entre no contato ou mesmo no Grupo que deseja compartilhar a sua localização. Toque no botão do clips e na sequência toque na opção Localização.

Passo 2: Na tela que se abre você deve tocar na opção Compartilhar Localização Atual. Agora você deve informar por quanto tempo o seu contato pode acompanhar. O Whatsapp oferece como opção 15 minutos, 1 hora ou oito horas. Aproveite e adicione algum comentário antes de enviar a mensagem. Pronto agora você começa a enviar localização pelo whatsapp e o seu contato já pode acompanhar a sua trajetória.

Como enviar localização em tempo real no Whatsapp

Como encerrar a localização em tempo real

Muito bem, você compartilhou a sua localização ao vivo e agora não deseja mais que o seu contato acompanhe a sua trajetória, então para que isso ocorra você vai precisar cancelar o compartilhamento Encerrando a sua Localização, depois que fizer isso o seu contato não consegue mais te acompanhar no mapa. Você pode cancelar a sua localização a qualquer momento.

Passo 1: Abra a conversa em que você compartilhou a sua localização e procure pela mensagem que você mandou.

Passo 2: Toque no botão Encerrar e depois toque novamente em Encerrar na mensagem que aparece em sua tela. A partir desse momento você para de enviar localização pelo Whatsapp.

Como encerrar a localização em tempo real

Impacto desse recurso na bateria

Um recurso como esse é sempre bem vindo, porém não podemos deixar de se preocupar com o desempenho da bateria hoje em dia. Como sabemos a partir do momento em que compartilhamos a nossa localização em tempo real o seu aparelho passa a enviar diversas notificações consumindo assim bem mais recursos que o normal do seu aparelho.

A equipe de engenharia do Whatsapp informou que diversos fatores são levados em consideração para um maior consumo de bateria ou não. Por exemplo por quanto tempo você compartilhou sua localização ao vivo e com que frequência a pessoa do outro lado com quem você está compartilhando está visualizando o mapa. Quanto mais ele visualiza o seu mapa mais vezes o seu aparelho precisa mandar notificações.

Como enviar uma localização falsa

E se você quiser fazer uma pegadinha com um amigo seu dizendo que está em um lugar mas na verdade está em outro? Enviar uma localização falsa no Whatsapp é muito fácil, basicamente você precisa de um app para montar um posicionamento fictício. Aqui nesse artigo demonstramos como informar uma localização falsa para o Whastapp ou qualquer outro aplicativo. As pessoas terão a impressão de que você realmente está naquele lugar uma vez que não é possível descobrir através do mapa que você recebeu se aquilo é verdadeiro ou não. Inclusive além de pegadinha tem gente que usa para despistar aquela namorada ciumenta que não larga do seu pé. O cara está em uma balada ativa o GPS fake e manda enviar localização pelo whatsapp.

O que você precisa saber sobre compartilhar localização com seus contatos

É importante saber que para que esse recurso funcione você precisa ativar o GPS do seu aparelho, então caso não esteja ativado não vai funcionar. Uma outra informação importante é que todas as mensagens que são trocadas pelo Whatsapp são criptografadas, ou seja, inclusive o compartilhamento de localização está garantido na criptografia, veja mais informações sobre segurança no Whatsapp. Quando você compartilha sua localização em um grupo várias pessoas poderão acompanhar a essa informação, inclusive isso pode ser legal pois se você e seu grupo estão com hora marcada é possível ver onde você e seus amigos estão no mapa. Um recurso que seria bastante interessante para o Whatsapp seria a possibilidade de compartilhar a sua localização no status, dessa forma você poderia compartilhar com todos os seus amigos. Enquanto esse recurso não existe aproveite e compartilhe vídeos e músicas no Status do seu Whatsapp usando esse artigo que preparamos pra demonstrar isso.

Como enviar localização em tempo real pelo Whatsapp
5 (100%) 1 vote
Gostou deste artigo? Compartilhe.