Como recuperar conversas do Whatsapp. Restaure mensagens excluídas

Você já deve ter se perguntado como recuperar conversas do Whatsapp ou histórico inteiro de conversas do Whatsapp. Essa é uma pergunta ao qual muitas pessoas já se fizeram uma vez que excluíram acidentalmente alguma mensagem. Se não foi acidental você pode ter se arrependido de excluir depois de algum tempo. Eu mesmo já passei por uma situação onde eu exclui um histórico de conversa e depois de ter feito isso me lembrei que naquela conversa existia um link importante que eu precisava acessar. O Whatsapp não mantém os históricos de conversas em seus servidores, eles preferem garantir a privacidade do usuário fazendo com que esses dados fiquem armazenados no próprio aparelho do usuário. Isso parece muito bom uma vez que suas conversas que não ficam em um local do Whatsapp sem poder ser acessada por outros usuários, porém transfere toda a responsabilidade para o usuário quando o assunto é backup. O backup na nuvem só funciona quando o usuário habilita o recurso de Backup de Conversas, isso já é bastante útil para quem não tinha um backup local algum.

Recuperar conversas de celular quebrado, perdido, roubado ou em telefone novo

Se a sua situação é diferente e você deseja fazer uma restauração das conversas de maneira completa você vai precisar seguir um outro procedimento que indicamos aqui, por favor acesse o link para recuperar conversas do Whatsapp em outro celular. Nesse outro artigo demonstramos como você deve proceder para recuperar todo o histórico das conversas do Whatsapp em um outro telefone, não importa se ele quebrou, se perdeu ou foi roubado, ou até mesmo tenha trocado por um telefone novo, você vai trazer de volta contatos e conversas para o mesmo número de telefone, o ideal é utilizar o wi fi para restauração pois consome muitos dados.

Para dar continuidade a este artigo precisamos entender como o Whatsapp armazena suas mensagens. As mensagens dos últimos 7 dias são armazenadas localmente em pastas como no Windows do seu computador, os históricos dos dias são guardados cada um em um arquivo, esses arquivos ficam armazenados na pasta Databases dentro de Whatsapp. Então primeiro vamos tentar recuperar conversas do Whatsapp daquilo que aconteceu com exclusão mais recente dentro das últimas 24 horas. Se não for suficiente vamos partir para um outro procedimento.

Como recuperar conversas do Whatsapp excluídas recentemente (24 horas)

Esse procedimento é mais fácil mas só garante a recuperação das mensagens que foram excluídas há menos de 24 horas, a solução para recuperação é bem simples. Você precisa desinstalar e instalar novamente o Whatsapp para o  seu dispositivo móvel. No momento em que você estiver instalando o app você será questionado se deseja restaurar o histórico de conversas que ele encontrou no seu aparelho, lembra daquela pasta que falei que ele armazena os backups locais? Então, ele encontrou essa pasta e localizou também os arquivos. Você precisa confirmar esse procedimento para que ele possa restaurar as mensagens. Dê uma olhadinha e veja se a mensagem foi recuperada no seu Whatsapp.

Como restaurar históricos de mensagens apagadas a mais tempo

Bom, se o procedimento acima não serviu para você vamos tentar esse daqui onde vamos precisar de um pouco mais de trabalho na restauração dessas mensagens. Vamos precisar acessar os arquivos do Whatsapp e identificar qual arquivo precisa ser restaurado. Esse procedimento também só vai servir para as mensagens que você tenha recebido e excluído dentro de um período de 7 dias, se estiver fora desse período também não vai funcionar, vai precisar de outro método que vamos falar mais abaixo desse artigo.

O primeiro passo para recuperar mensagens do Whatsapp é entrar nas pastas onde ficam armazenados os arquivos do seu aparelho. Você pode fazer isso acessando via PC e um cabo USB ou via Gerenciador de Arquivos no seu próprio aparelho. Se você não tem um instale esse Gerenciador de Arquivos para dar continuidade ao procedimento.

Passo 1: Com o gerenciador aberto procure pela pasta Whastapp, ela pode estar na Memória Interna ou no SD Card do seu aparelho. Logo que encontrar a pasta Whastapp acesse a pasta Databases, os arquivos devem estar aqui. Se por acaso você não conseguir visualizar os arquivos procure por uma opção no seu Gerenciador de Arquivos para exibir os arquivos ocultos.

Passo 2: São exibidos diversos arquivos, como mencionei anteriormente cada um representa um dia de backup no aparelho. Perceba que cada um deles está nomeado com a data, apenas 1 deles não possui esse padrão que é o arquivo que representa o dia de hoje. Você precisa saber quando você excluiu a mensagem que deseja recuperar. Identifique o arquivo que você quer e renomeie ele removendo a parte representativa da data. Lembrando que esse arquivo atualmente já existe que é o msgstore.db.crypt9. Então antes de começar pegue o arquivo msgstore.db.crypt9 e renomeie ele para msgstore-old.db.crypt9. Agora sim pegue o arquivo msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt9 e troque o seu nome para msgstore.db.crypt9. Não modifique a extensão do arquivo, mantenha como está.

Passo 3: Agora você precisa fazer aquele mesmo procedimento inicial de desinstalar e instalar novamente o Whatsapp no seu aparelho. Efetue esse processo e ao abrir novamente o app o mesmo irá encontrar esse arquivo com o nome modificado e perguntará se deseja restaurar o backup que foi encontrado localmente.

Como recuperar conversas do Whatsapp

Preciso recuperar conversas do Whatsapp mais antigas

Se o seu caso é mais complexo de recuperação vai precisar de ações mais complexas também. Como vimos acima se não está dentro do período de 7 dias você vai precisar de utilizar aplicativos específicos para recuperação de arquivos no seu aparelho. O procedimento é mais complexo e demorado, realmente vale a pena a recuperação dessa mensagem que foi excluída? As vezes vale sim.

Inclusive em alguns casos o que você deseja é recuperar fotos, vídeos ou áudios que foram excluídos. Os procedimentos que demonstramos acima servem apenas para recuperação de mensagens de texto, qualquer outro tipo de mídia não é possível recuperar com esses procedimentos. Neste artigo eu demonstro como recuperar fotos, vídeos e áudios do Whatsapp, não custa nada dar uma olhada nele e verificar se você consegue recuperar arquivos de mensagens do seu Whatsapp.

Fazendo backup dos históricos automaticamente

Segurança nunca é demais, e você deveria se preocupar mais com ela. Se você ficou preocupado pois perdeu um simples histórico de conversa no Whatsapp imagina como você ficaria se perdesse ou roubassem o seu smartphone? Além da perda do próprio aparelho você ficaria muita preocupado pois perderia todos os históricos de conversas no Whatsapp. Quantas vezes você já não ouviu de um amigo a seguinte frase, “me manda uma mensagem no Whatsapp novamente pois perdi meu aparelho.”

Para resolver esse problema você precisaria apenas ter habilitado o recurso de backup automático dos históricos. Com esse recurso habilitado todas as conversas poderiam ser recuperadas sem muita dificuldade pelo Whatsapp mesmo. O importante é que você tenha uma conta Google ativa pois todo o backup será armazenado no Google Drive. Ao reinstalar o seu Whatsapp no aparelho novo a primeira coisa que ele iria fazer é encontrar um backup válido no Google Drive e pedir a sua permissão para restauração do mesmo. Com esse procedimento é possível recuperar conversas para o Whatsapp. Esse recurso não é habilitado por padrão, você precisa fazer isso manualmente. Esse backup para Android pode ser feito em qualquer plataforma inclusive.

Histórico de mensagens excluídas recuperado

Muito bem, agora que você conseguiu recuperar as mensagens é importante salientar que esse procedimento só funciona para recuperação das mensagens para o mesmo número cadastrado no momento do backup, ou seja, você não consegue fazer o backup em um número de telefone e restaurar as mensagens em outro número de celular. Isso seria uma brecha na segurança concorda? Ficando alguma dúvida ou dificuldade deixe sua mensagem aqui nos comentários, faça seu backup e seja feliz.

Como recuperar conversas do Whatsapp. Restaure mensagens excluídas
5 (100%) 2 votes
Gostou deste artigo? Compartilhe.